Governo de SP vai realizar audiências públicas para discutir concessão da Estrada de Ferro de Campos do Jordão
07/05/2025
(Foto: Reprodução) O projeto de concessão da EFCJ tem investimento estimado em R$ 400 milhões e prevê a conservação, manutenção e exploração econômica da ferrovia turística. Estrada de Ferro Campos do Jordão
Divulgação/Governo de São Paulo
O Governo de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (7), que vai realizar duas audiências públicas para discutir o projeto de concessão da Estrada de Ferro de Campos do Jordão (EFCJ) à iniciativa privada.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com o governo estadual, a primeira audiência vai acontecer no dia 19 de maio, às 11h, na Câmara dos Vereadores de Campos do Jordão, que fica na rua Inácio Caetano, na Vila Abernéssia.
Os interessados em participar da audiência e se manifestar devem se inscrever em um formulário no site da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) ou presencialmente, antes do início do encontro.
A segunda audiência está marcada para o dia seguinte, 20 de maio, às 11h, de forma online, o que permite a participação de mais pessoas. O link para acesso à audiência online também será disponibilizado no site da SPI.
Além das audiências, o Governo de São Paulo abriu uma consulta pública, em que a população também pode opinar sobre o projeto de concessão da EFCJ e dar sugestões.
Governo do Estado anuncia consulta para concessão da Estrada de Ferro em Campos do Jordão
Segundo o governo estadual, o projeto de concessão da EFCJ tem investimento estimado em R$ 400 milhões e prevê a conservação, manutenção e exploração econômica da ferrovia turística.
Um dos objetivos do projeto é modernizar a estrada de ferro, reformando a linha férrea com novos trilhos, trens e equipamentos.
A EFCJ tem 47 quilômetros de extensão, entre Pindamonhangaba, Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal. O complexo conta ainda com o Parque Reino das Águas Claras e Museu de Memória Ferroviária.
Passio de Trem Campos do Jordão Especial de Inverno
Filipe Rodrigues/G1
Apesar de ser muito procurada por conta do turismo, a estrada de ferra não está funcionando atualmente - o bonde e o trem do complexo estão com a operação suspensa por conta de uma série de furtos de cabos de energia.
Com a suspensão, as locomotivas estão passando por restauração. Por enquanto, ainda não há previsão de retorno dos passeios turísticos.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina