Padre é preso por embriaguez ao volante após acidente na Zona Sul de São José dos Campos, SP
07/05/2025
(Foto: Reprodução) Segundo a Polícia Civil, o padre se envolveu em um acidente na rodovia dos Tamoios, na última segunda-feira (5). O teste do bafômetro comprovou que o padre estava dirigindo embriagado. Carro em que o padre estava ficou danificado na frente.
Divulgação/Polícia Civil
Um padre foi preso em flagrante acusado de dirigir embriagado e se envolver em um acidente, na noite da última segunda-feira (5), na Zona Sul de São José dos Campos.
De acordo com o boletim de ocorrência, o flagrante aconteceu por volta das 22h40, no km 5 da rodovia, na altura do bairro Parque Interlagos.
Consta no boletim que no local havia acontecido um acidente, em que uma pessoa ficou ferida. Na sequência, após esse acidente, o padre passou dirigindo de carro e acabou colidindo no veículo danificado que estava parado no local.
A Polícia Militar foi acionada para a ocorrência e identificou dois veículos colididos, sendo um veículo GOL, que havia sofrido o acidente primeiro, e um VW T-CROS - veículo no qual o padre estava e que também colidiu com o Gol.
Na chegada da PM, o motorista do veículo Gol já havia sido socorrido e levado para o pronto-socorro da Vila Industrial. O padre permaneceu no local, aguardando as autoridades, pois não se feriu com a colisão.
Carro gol em que o padre colidiu após um primeiro acidente.
Divulgação/Polícia Civil
No boletim de ocorrência, os PMs narram que perguntaram ao padre se ele aceitaria fazer o teste do etilômetro, popularmente chamado de bafômetro. O padre aceitou e o exame aferiu que ele estava embriagado, pois tinha a concentração de 0,56 miligramas de álcool por litro.
De acordo com o Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a partir de 0,05 mg/L de álcool detectado através de aferição do aparelho, considera-se o ato como “direção sob influência de álcool ou substância psicoativa”.
Ainda segundo o Artigo 306 do CTB, o condutor deve responder criminalmente caso o resultado do teste seja positivo com resultado igual ou superior a 0,34 mg/L de álcool presente no organismo - o do padre foi superior, ao marcar 0,56 mg/L de álcool, de acordo com a Polícia Civil.
Diante do resultado, o padre foi levado para a delegacia, onde foi preso em flagrante por embriaguez ao volante. A polícia arbitrou fiança no valor de R$ 1 mil para que ele fosse solto e respondesse o caso em liberdade.
Por meio de nota, a Diocese de São José dos Campos informou que “o padre estava trafegando normalmente quando se deparou com um carro capotado na pista”.
Ainda segundo a Diocese, “pela baixa luminosidade e falta de sinalização do carro e do local, ele acabou se envolvendo no acidente que já tinha acontecido alguns momentos antes. Tanto é que a vítima do carro capotado não estava dentro do veículo, mas no gramado fora da pista”.
A Diocese alega que “o padre se colocou à disposição para as necessidades e aguardou no local as autoridades competentes e chegada do socorro médico”.
De acordo com a ordem religiosa, “o padre não se recusou a assoprar o bafômetro pela consciência tranquila em não estar embriagado, porém, a avaliação coube as autoridades competentes”.
Por fim, a instituição informou que “a Diocese e o jurídico estão acompanhando o caso, que agora segue em tramitação na justiça”.
O g1 não conseguiu contato direto com o padre. A reportagem será atualizada caso o religioso se manifeste.
Carro em que o padre estava ficou danificado na frente.
Divulgação/Polícia Civil
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina